Essa forma de meditação foi desenvolvida por Mara Moreira, com o objetivo específico de levar o meditante a realizar seus objetivos mais autênticos, encontrar sua verdadeira paz, equilíbrio e centramento e desenvolver conscientemente seus caminhos para a saúde plena, prosperidade e amor.
A meditação não é uma fórmula mágica, ela depende de dedicação e disciplina, assim é uma prática que deve ser adotada diariamente para que seus resultados possam ser alcançados de forma perceptível.
Roteiro:
-
Busque um local tranquilo onde você possa dispor de 30 minutos. Cuide para que não seja interrompido, prefira um lugar silencioso ou onde possa ouvir uma música calma.
-
Você poderá sentar-se em uma cadeira de forma relaxada, porém mantendo uma postura ereta ou se preferir sentar-se sobre um tapete na postura de lótus (veja a ilustração).
-
Antes de iniciar sua prática foque no objetivo que você deseja trabalhar. Por exemplo: “Ser mais tolerante, ser mais confiante, conquistar uma nova oportunidade profissional, etc.”.
-
Inicie fechando seus olhos e observando todos os pensamentos que passam pela sua mente, deixe que os pensamentos venham e apenas os observe, não os acompanhe, nem os critique, apenas observe durante algum tempo. Depois usando sua imaginação coloque cada pensamento em um balão e solte-o na direção do céu e então apenas observe os balões lá no alto do céu azul.
-
Imagine-se em um local tranquilo e agradável junto à natureza e sinta seus pés bem ancorados no chão.
-
Concentre-se, e mesmo que ruídos cheguem até você acredite que eles servirão para que você se concentre e se foque ainda mais no seu interior.
-
Faça a respiração diafragmática por pelo menos 10 vezes. Quando respiramos normalmente, ao adentrar o ar nos pulmões elevamos o tórax e encolhemos a barriga. Na respiração diafragmática, o tórax não se eleva e a barriga se expande.
-
Inspire – expanda, empurre a base da barriga para fora, respirando o ar para dentro. Permita que suas costelas se “abram”. Finalmente, coloque os ombros e as clavículas para traz.
-
Expire – primeiramente solte o ar do topo de seu tórax, em seguida da caixa de costelas e finalmente puxe o estômago e a base da barriga para as costas,contra a coluna vertebral.
-
Abra as conexões:
-
Imagine uma luz branca curativa entrando pelo topo de sua cabeça, sinta essa luz permeando todo seu corpo e limpando toda a tensão, toda insegurança, todo medo, sinta que essa luz vai descendo lentamente por todo seu corpo e vai renovando suas energias e varrendo as energias mais negativas.
-
Imagine a energia negativa saindo como uma luz escura e densa (se estiver sentado imagine saindo pela planta dos seus pés e se estiver na posição de lótus imagine que ela saí pelo seu cóccix – último ossinho da coluna vertebral) e penetrando a terra em 3 metros de profundidade. Imagine que a Mãe Terra absorve e transforma essa energia. Permaneça assim até sentir que toda energia foi liberada.
-
Sinta seu espaço interno repleto de paz, equilíbrio e de força.
-
Projete agora em sua tela mental seu objetivo, veja seu objetivo sendo realizado, permaneça um tempo nessa visualização, desfrute dela, sinta cada detalhe, o ambiente onde seu objetivo se realiza, os sentimentos positivos que envolvem a situação, os resultados e a celebração. Permaneça nessa visualização por alguns minutos intensificando e vivendo internamente esse objetivo.
-
Faça novamente a respiração diafragmática por 10 vezes
-
Simplesmente relaxe e usufrua da paz que você está sentindo, então deixe sua mente inconsciente agir alguns minutos, ela sabe o que é necessário para você neste momento. Concentre-se apenas nisso: “Minha mente inconsciente, minha sabedoria interna sabe o que eu realmente necessito para alcançar meu objetivo.”.
-
Depois disso vejam em sua tela mental quais são as ações e atitudes que você precisa tomar para concretizar seu objetivo.
-
Agradeça em coração como se o seu objetivo já tivesse sido alcançado. Sinta a gratidão profunda!
-
Vá retomando aos poucos a consciência de seu corpo, vá abrindo os olhos calmamente e faça alguns alongamentos. Levante-se devagar e dê continuidade ao seu dia!