A pessoa deprimida tem uma visão negativa global de si mesmo, do mundo externo e do futuro, essa visão é expressa em uma ampla gama de distorções cognitivas negativas.
Autoridades no assunto estimaram que pelo menos 12% da população adulta teve ou terá um episódio de depressão de severidade suficiente para justificar tratamento (Schuyler e Katz, 1973).
Algumas pessoas dizem que a depressão age como uma cortina negra de desespero que cai sobre suas vidas. Muitas pessoas sentem que não têm energia e não conseguem se concentrar. Outros se sentem irritados o tempo todo, sem motivo aparente e dizem que chegaram ao seu limite. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas se você se sentir “lá no fundo do poço” por mais de duas semanas, e estes sentimentos começarem a interferir na sua vida diária, você pode estar clinicamente deprimido. A maioria das pessoas que já passaram por um episódio de depressão e que não fizeram um trabalho terapêutico completo, mais cedo ou mais tarde, acabam tendo outros episódios.
Você pode começar a sentir alguns dos sintomas de depressão durante várias semanas muito antes de você desenvolver um episódio máximo de depressão. Aprender a reconhecer os primeiros sintomas e os “gatilhos” que disparam as emoções poderá ajudar muito você a evitar agravamento deste problema tão comum nos dias atuais.
A maioria das pessoas com depressão não busca ajuda, mesmo sabendo que é possível responder ao tratamento de forma positiva. Tratar a depressão é especialmente importante porque isso afeta muito a pessoa, a família, o trabalho e os relacionamentos de forma geral. Algumas pessoas com depressão se prejudicam por manterem a crença equivocada de que é impossível deixarem de sentir o que estão sentindo.
A depressão deve ser tratada, e quanto antes o tratamento for iniciado melhor.
O transtorno depressivo maior, comumente referido como “depressão”, pode perturbar gravemente a sua vida, afetando o seu apetite, sono, trabalho e relacionamentos.
Assistir a um amigo ou membro da família passar pela depressão pode ser uma experiência extremamente dolorosa e difícil. Você pode sentir-se impotente para ajudar a pessoa querida, mas existem algumas coisas que você pode fazer: