Cadastre-se
 

Práticas

Orientação Vocacional

O desafio da escolha de uma profissão

Orientação VocacionalA opção por uma profissão nem sempre é uma escolha fácil e clara, podendo tornar-se uma tortura para o jovem que precisa decidir com certa urgência e em uma fase de sua vida na qual passa também pela definição de sua identidade.

Precisa definir-se no mesmo momento em que está estabelecendo suas preferências pessoais, compreendendo o que realmente gosta, decifrando suas principais motivações, enfim enfrentando os conflitos relativos ao seu ingresso no mundo dos adultos

O Universo se apresenta com infinitas probabilidades e a indecisão se torna uma tortura constante somada ao medo de arrepender-se, de jogar dinheiro fora, de perder tempo, e de ser julgado imaturo pela falta de certeza.

Esse é um dos momentos mais críticos na vida de qualquer indivíduo!

Por que fazer Orientação Vocacional?

A forma como cada pessoa enfrenta e elabora esse momento crítico de mudança em suas vidas trará em um breve futuro conseqüências que vão de uma polaridade extremamente favorável à outra polaridade de desapontamento e frustração.

  • Cerca de 35% dos jovens que ingressam nas Universidades, desistem de seus cursos nos primeiros 2 anos, por não se identificarem com a formação inicialmente escolhida.
  • Cerca de 15% passam pela experiência novamente quando estão na segunda opção de curso universitário
  • Mais de 45% dos profissionais formados e atuantes mudariam sua atual carreira e reconhecem que fizeram uma escolha inadequada
  • Cerca de 55% dos profissionais que concluem seus cursos Universitários sentem-se inseguros para iniciar suas atividades profissionais por não se sentirem verdadeiramente identificados com os desafios da carreira
  • Cerca de 75% dos jovens sentem-se emocionalmente inseguros para a definição de uma escolha sem qualquer tipo de apoio ou orientação

O que é Orientação Vocacional?

Orientação VocacionalÉ um trabalho de aconselhamento utilizado por psicólogos e outros profissionais especializados, que visa principalmente facilitar o momento da escolha do jovem.

Para a efetivação deste trabalho utiliza-se uma gama de instrumentos de apoio psicológico e pedagógico propiciando a realização de investigações precisas, diagnóstico completo, prevenção e solução da problemática que o jovem tem com relação ao seu futuro.

O principal objetivo é auxiliar o jovem para que consiga assumir sua situação atual repleta de dúvidas e incertezas, enfrentar os obstáculos naturais que se apresentam (insegurança, medo, desconhecimento), compreender as perspectivas de uma nova situação com olhos que permitam uma visão do futuro para se chegar a uma DECISÃO PESSOAL RESPONSÁVEL.

MÉTODO BOREAS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL®

Como transformar o vazio em algo real?

O Método BOREAS de Orientação Vocacional® proporciona a grande alquimia da transformação, que acontece com os orientandos desde o momento em que chegam “vazios” até o momento que saem com algo muito concreto em suas mãos.

O primeiro passo para transformar o vazio em algo real é estimular o mundo das idéias e da imaginação. Para iniciar o processo de busca por uma carreira, uma profissão compatível e alinhada com os propósitos, enfim, sentir-se feliz pela escolha realizada, é necessário que antes de qualquer ação, se trabalhe muito na visualização de todas as possibilidades!

Aqueles que têm dúvidas possuem uma oportunidade muito maior de explorar as inúmeras probabilidades, do que aqueles que já estabelecem uma única idéia fixa referente a uma detrminada profissão.

O segundo passo para transformar o vazio em algo real é que o orientando deve acreditar que aquilo que imagina é possível para ele, aqui se verificam questões importantes como auto-eficácia, auto-imagem, autoconfiança, auto-estima, autoconhecimento, crenças e valores.

É o momento de utilizar os recursos de facilitação do autoconhecimento através da aplicação de entrevistas, questionários, testes de alta fidedignidade, inventário de interesses, e outros instrumentos facilitadores do processo de investigação.

Esta é etapa que irá servir de fundamento para todo o processo, pois os interesses vocacionais estão diretamente relacionados com o “como” o indivíduo se percebe, se avalia e se coloca no mundo, e a exploração desses aspectos separa aquilo que é real, daquilo que é simplesmente imaginário, daquilo que é dele, daquilo que não pertence à ele como por exemplo expectativas dos pais ou mesmo os padrões impostos pela sociedade, modismos ou influência de outras pessoas.

O terceiro passo traz a exploração da história de vida, dos verdadeiros interesses, avaliam as experiências de aprendizagem, os conhecimentos que lhe são mais atrativos, a estrutura cognitiva do orientando, e faz a ligação entre o indivíduo e as possibilidades de trabalho que lhe trarão maior satisfação.

O quarto passo é reponsável por trazer o mundo da imaginação para a realidade concreta. Torna-se necessário então fazer uma exploração das profissões, das atividades de maior interesse, experienciar o mundo do trabalho e sua prática, eliminando dúvidas, verificando possibilidades e desmistificando falsas “verdades”, geralmente tão aclamadas pela sociedade como, por exemplo, o conhecido tabu de que existem pouquíssimas profissões geradoras de prosperidade.

A última etapa explora a combinação entre o indivíduo e o trabalho, considerando suas expectativas para viver uma vida feliz. É a etapa de análise da compatibilidade entre o seu propósito pessoal e a realização deste propósito através de uma atividade profissional.

Aqui também é importante entender que vivemos no mundo real, com problemas reais, e graças à Deus com soluções reais!

O segredo não é complicado, e a chave para atingir os benefícios de uma vida qualitativa é a simplicidade.
Auto-confiança não é uma característica com a qual a pessoa nasce, é algo que se aprende, se desenvolve, e ela é a chave para o sucesso.

O Método BOREAS de Orientação Vocacional® traz para cada orientando a habilidade de livrar-se das emoções negativas e destrutivas, proporcionando mais equilíbrio, confiança e realizações.

  • Visualize as possibilidades;
  • Busque autoconhecimento;
  • Conheça com precisão seu Perfil Psicológico;
  • Avalie sua Inteligência e Maturidade Emocional;
  • Conheça as profissões de seu interesse;
  • Busque soluções reais!

Como o processo se desenvolve?

O processo é desenvolvido através de um programa cuidadosamente elaborado e que requer o comprometimento do orientando, não é uma “poção mágica”, nem um simples teste que automaticamente lhe apontará o caminho.

O Método BOREAS de Orientação Vocacional® foi elaborado para trazer uma solução real; nossa preocupação é com o resultado, por isso não é um programa para atender as expectativas do momento, ele serve de embasamento para uma perspectiva de vida!

O trabalho pode ser desenvolvido de duas maneiras: individualmente ou em grupo.

Individual : 10 Sessões (Uma por semana, durante 2 meses e meio) com atendimento individualizado para o orientando, com a duração de 90 minutos cada sessão. Neste trabalho está incluída a aplicação de testes, questionários de auto-conhecimento e demais instrumentos de diagnóstico. Haverá a realização de testes on-line (USA) voltado para tendências de carreira, todos os aspectos da inteligência emocional e um mapeamento preciso das áreas e profissões com maior chance de êxito. Este é um atendimento formatado para as necessidades pessoais de cada jovem. Na primeira e na última sessão os pais participam trazendo seu referencial e recebendo orientações de grande importância para seguirem apoiando seu (sua) filho(a) neste importante momento de transição.

Grupo: Este trabalho poderá ser desenvolvido nos locais definidos pela Boreas (geralmente sala de treinamentos de hotéis de fácil acesso) ESCOLAS, EMPRESAS, E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS.

Entre em contato conosco e saiba como!

  • 12 Sessões em Grupo (Uma por semana – 3 meses) com o mínimo de 6 e o máximo de 12 orientandos. As sessões grupais tem a duração de 2 horas. Trata-se de um programa super interessante e eficaz no qual os jovens mergulham no tema "mundo do autoconhecimento X mundo profissional", sempre de forma estruturada e divertida ao mesmo tempo. Utilizamos aplicação de testes, questionários de auto-conhecimento, e principalmente a utilização de jogos, oficinas e dinâmicas grupais, o que torna o processo de Orientação Vocacional extremamente produtivo, dinâmico e atraente. Na primeira e na última sessão os pais participam trazendo seu referencial e recebendo orientações de grande importância para seguirem apoiando seu (sua) filho(a) neste momento único de transição.

Nota: O trabalho com o grupo se iniciará após a formação mínima com 6 participantes. FORME SEU GRUPO E ENTRE EM CONTATO CONOSCO!
Caso exista um grupo interessado em outra cidade fora da região de Campinas, o trabalho poderá ser desenvolvido mediante consulta prévia e disponibilidade de agenda.

“Vencer, significa ser feliz por você ser exatamente quem você é!”