Cadastre-se
 

Práticas

Psicoterapia

O que é psicoterapia?

Psicoterapia
Esta seria uma resposta complexa se tentássemos abranger todos os diferentes tipos de terapia psicológica existentes, se tentássemos considerar todas as teorias da personalidade, todas as técnicas ou orientações utilizadas na psicoterapia.

Então, vamos ficar com a base do que utilizamos para nosso trabalho. Psicoterapia é um compromisso entre o terapeuta e o cliente, para passar um período de tempo juntos e explorar as questões específicas que estão causando o sofrimento ou a insatisfação do cliente em sua vida. O foco principal deve ser a pessoa e não o sintoma que ela apresenta.

Independentemente das técnicas utilizadas em terapia, uma boa relação de confiança com o terapeuta é essencial. É muito gratificante e extremamente profundo quando o cliente e o terapeuta estabelecem um relacionamento de confiança mútua e se comprometem a trabalhar juntos.

A terapia envolve uma relação real entre duas pessoas. A terapia não é uma conversa normal, como se fosse ter com o seu amigo ou colega de trabalho. É o momento onde você pode ser livre para dizer ou expressar o que quiser, onde você pode soltar todos os pensamentos e sentimentos mais guardados, e estar no seu momento com outro ser humano no qual você aprenderá a confiar de maneira ilimitada.

Para que serve a psicoterapia?

Nós gastamos muito do nosso tempo, tentando ser o que achamos que os outros esperam que nós sejamos, ou tentando ser amados e aceitos. Desde bebês, por sermos mais sensíveis, captamos os anseios de nossos pais, e para atender esses anseios, criamos um falso eu, uma falsa identidade. Afastando-nos do nosso “eu verdadeiro”, afastamo-nos de nossa essência, aquela que nos tornaria realmente felizes.

Assim, nós mantemos muito de nós mesmos, do nosso verdadeiro potencial, escondido da maioria das pessoas, e muitas vezes escondidos de nós mesmos também.

Quando vivemos nossas vidas de um modo não "autêntico", não sendo fiel aos nossos propósitos, nos tornamos infelizes, muitas vezes deprimidos e podemos até adoecer. Nós nos esquecemos de lembrar como realmente somos, deixamos de ser abertos, honestos e verdadeiros para conosco mesmos. Esquecemos o que queremos.
A psicoterapia é um trabalho fantástico que nos ajuda a lembrar-nos de quem somos. Ela auxiliará ao cliente remover traumas conscientes ou não, crenças limitadoras, medos paralisantes (fobias), compulsões, auto-imagem distorcida, e todos os demais estados emocionais que nos cegam para a realização do nosso verdadeiro potencial.

Como a psicoterapia funciona?

O aspecto mais importante de todo o processo é a sincera intenção do cliente desejar mudar, pois é ele o responsável por todo o seu processo de mudança.

O psicoterapeuta funcionará como um guia que utilizará em alguns momentos as técnicas necessárias, seus conhecimentos teóricos e experienciais e em outros momentos usará sua intuição e seu coração para ajudar o cliente a realizar o seu trabalho.

A combinação de métodos, realizados por um guia compassivo e empático, proporcionará ao cliente um ambiente propício para a sua transformação. Não há cura maior do que poder ser visto e aceito por ser quem você realmente é. Principalmente quando você é a primeira pessoa a se reconhecer e se aceitar, sem qualquer julgamento ou crítica para com seus pensamentos e sentimentos.

O que podemos ganhar com a psicoterapia?

O que finalmente conquistamos é uma maior autoconsciência. Sentindo-nos mais vivos, energizados, calmos e acordados. Ao nos descobrir aprendemos também a ser mais conscientes, mais compassivos e tolerantes com os demais. Aprendemos o perdão para com os outros, mas principalmente para com nós mesmos. Deixamos de lado a culpa profundamente enraizada e a vergonha. Conquistamos a auto-aceitação. Maior confiança e clareza sobre as nossas necessidades e desejos. Melhor comunicação e conexão com outras pessoas. Uma visão mais clara e otimista da vida que nos cerca com foco para a realização dos nossos verdadeiros objetivos.

Quando a psicoterapia é indicada?

O trabalho psicoterapêutico é indicado para todas as pessoas.

A psicoterapia irá auxiliar desde o cliente que deseja buscar autoconhecimento até aquele que sofre com graves problemas emocionais e/ou comportamentais (Por exemplo: depressão, fobias, síndrome do pânico, transtornos compulsivos, entre outros) que restringem a liberdade de uma vida mais plena, livre e aberta às interações pessoais.